QUEM SOMOS?

 UATAPÍ – Associação dos Condutores Ambientais e Culturais da Grande Florianópolis

 

A UATAPÍ é a Associação dos Condutores Ambientais e Culturais da Grande Florianópolis. Surge no ano de 2011 e é formada por condutores de variadas áreas e opiniões, mas com um objetivo em comum, o de praticar um turismo diferente na região da Grande Florianópolis.

Condutores Ambientais e Culturais

O termo “Condutor” é novo, surge legalmente quando é publicada a Instrução Normativa nº 08 de 2008, pelo ICMBio órgão ambiental que atentou a falta de pessoal capacitado para monitorar e dar a atenção ao visitante de Unidades de Conservação, como Parques Naturais ou Áreas de Preservação Ambiental.

Assim, os condutores ambientais e culturais locais, aqui atentamos para este termo, local, que mostra que são pessoas que aqui vivem, estão envolvidas com o dia a dia de sua cidade, seu bairro, são pessoas capacitadas para conduzir visitantes em atrativos naturais e culturais em Áreas Legalmente Protegidas, como Áreas de Preservação Permanente – APP, Unidades de Conservação da Natureza – UC e Patrimônios Tombados.

O papel do Condutor é monitorar o ambiente, dar segurança ao visitante e possibilitar que o mesmo não só veja o lugar em que está, mas que também o conheça, ou seja, a questão da educação ambiental é tema central na condução.

Histórico

No ano de 2010, o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina – IFSC, forma as primeiras turmas de Condutores Ambientais Locais de nosso estado, para a Ilha de Santa Catarina e Baixada do Maciambú.

Acreditando na potencialidade e importância do trabalho da condução, os condutores formados, com auxílio dos professores do Instituto, dão início as discussões para a criação de uma associação, que não só visaria unir estas pessoas capacitadas, mas daria início a formação de uma nova classe de trabalhadores e cidadãos. Era este o embrião da nossa UATAPÍ, que em Tupi-Guarani significa “andar a pé”.

No ano seguinte, em 2011 é formada a segunda turma dos condutores ambientais, tanto da Ilha de SC como da Baixada e surge também os condutores culturais do centro histórico de Florianópolis. Mais pessoas se agregam a causa, e o ano foi o de criação e estruturamento da entidade, com a formação de um Estatuto Social, o de registro em cartório e na Receita Federal e intensas discussões acerca dos objetivos e formas de atuação, das práticas, do funcionamento interno.

Neste ano de 2012 começam a surgir os primeiros projetos e começa a ser formada a terceira turma de condutores ambientais.

O que queremos?

Preocupados com os rumos que nossa região da Grande Florianópolis vem tomando, pensamos em realizar através de um turismo diferente, baseados na segurança, bom atendimento e principalmente na educação ambiental, proporcionar ao visitante interessado uma visão mais realista acerca dos atrativos culturais e ambientais aqui presentes, lutando pela sua conservação.

Aplicando os conceitos do ecoturismo, um ecoturismo de verdade, com educação e educativo, praticado com grupos pequenos e inserção da comunidade local queremos mostrar que é possível desenvolvermos nossa região em harmonia com os nossos ambientes naturais e culturais, aprendendo com eles e respeitando as comunidades que neles vivem.

Por isso os convidamos para realizar uma atividade conosco, um momento de se praticar atividade física, trocar experiências e aprender. Venha ANDAR A PÉ!

Sede
Rua 14 de julho, 150
Enseada dos Marinheiros, bairro de Coqueiros
Florianópolis, Santa Catarina.
Instituto Federal de Santa Catarina – IF-SC / Campus Florianópolis – Continente.